Saturday, March 31, 2012

Feira das Velharias de Miranda do Corvo



É só para vos recordar, mais logo terá lugar em Miranda do Corvo, mais uma edição da Feira das Velharias. Se o tempo estiver bom e não chover terá lugar junto à Câmara Municipal de Miranda do Corvo, na Praça José Falcão, entre as 9 e as 17 horas. Agora se o tempo não ajudar e chover a mesma deverá ter lugar no Pavilhão Multiusos/Gimnodesportivo de Miranda do Corvo (a ver vamos)...

Encontro marcado com livros antigos, CDs, DVs, vinis, postais antigos, electrodomésticos, máquinas de outros tempos, moedas, relógios de sala, louças, móveis, quadros, máquinas fotográficas, aparelhagens vintage e muito mais…

VI Encontro de Martirizadas


Ontem, dia 31 de Março, Sábado, arrancou para a estrada, a VI edição do Encontro de Martirizadas, um evento aberto aos entusiastas das "cinquentinhas" que, como é habitual, acontece na freguesia de Semide, Miranda do Corvo, mais concretamente nas Chãs de Semide .
Este evento recebe os convivas "ciclomartirizados" no último dia do mês a partir das 16hOO, para um fim-de-tarde e noite recheado de animação e boa disposição.
No domingo, o destaque vai para o passeio "Ciclomartirizado Turístico", que sai para a estrada às 10h00. O almoço está previsto para as 13h00.
O encerramento do evento dá-se pelas 18h00 de domingo, com as cerimónias fúnebres das martirizadas mais fracas.

Para mais informações contacte a organização através do e-mail tomanebento@gmail.com.

Caminhada na Serra


No seguimento da “Caminhada Urbana” comemorativa do “Dia Mundial da Árvore” que se realizou no dia 21 de Março e contou com cerca de 65 pessoas, entre crianças e adultos, a Câmara Municipal da Lousã, no âmbito do “Programa Caminhadas 2012”, irá promover, próximo dia 1 de Abril, a primeira caminhada na serra de 2012 com a designação de “Percurso dos Veados”.
Com a organização desta iniciativa a Câmara Municipal pretende sensibilizar a comunidade para a prática desportiva e seus benefícios, bem como proporcionar momentos de recreação/lazer e convívio social (pais/filhos, etc.) e um maior e/ou melhor conhecimento da nossa serra e do seu património cultural.
A caminhada terá concentração às 08h30m no Parque Municipal de Exposições terminando no mesmo local pelas 13h00.
As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas/entregues no Sector de Desporto e Tempos Livres da Câmara Municipal, através do e-mail setor.desporto@cm-lousa.pt e/ou do fax: 239 990 386 até dia 30 de Março (sexta-feira).
Para a caminhada aconselhamos que leve calçado e vestuário adequado apara o efeito, bem como um reforço alimentar e água.
Mais informações relativas ao “Programa Caminhadas 2012” bem como a cada uma das caminhadas previstas (folheto/ficha de inscrição/percurso da caminhada/etc.) poderá consultar a página de internet da Câmara Municipal através do seguinte link: http://www.cm-lousa.pt/programa_caminhadas__2012?m=c132

Esta caminhada é organizada em parceria com o Montanha Clube – Secção de Caminheiros.

Thursday, March 29, 2012

Queremos o nosso metro



No passado fim-de-semana houve um amigo meu que comentou comigo:
- Olha sabes quem é que eu encontrei na Lousã a distribuir folhetos acerca do Metro?
- Não, disse eu.
- Olha os tipos do PNR e também estiveram em Miranda do Corvo e parece que a receptividade das pessoas foi boa.
- Palavra!? – Disse eu.
Na segunda-feira de manhã dei com um folheto nas proximidades do Cine-Teatro da Lousã e pareceu-me que algumas perguntas são interessantes e muito bem colocadas:
“Para quê tantas expropriações selvagens para um projecto sem futuro, que ainda por cima correram no Tribunal em Lisboa e não na Lousã ou Coimbra?
Que dizer das alterações do traçado da linha desde S. José para passarem pelas urbanizações da Solum e pelo Dolce Vida, beneficiando interesses especulativos de empresários e empreiteiros?
Porque motivo foram arrancadas as linhas do antigo Comboio, desprovendo as populações de transportes práticos?
Porque se abandonou a actual bitola dos carris desligando-se da rede ferroviária nacional?”
Quatro perguntas breves e sem resposta…
E daquelas que desarmam qualquer um.
É que o Ramal da Lousã, importante legado da Monarquia não é exclusivo do partido a ou do partido b, mas sim de toda uma comunidade, tendo no passado sido alavanca de progresso para toda uma região que não consegue perceber a importância do caminho-de-ferro.
Haverá um dia que as auto-estradas darão lugar de novo à ferrovia e esse dia não está longe…
Quanto ao folheto, não tenho pruridos nesta questão, nem militância activa em nenhum partido presentemente, embora continue a navegar em águas muito à esquerda (isto para vos sossegar).
Mas achei o folheto muito simpático e oportuno. Para que conste.

Tuesday, March 27, 2012

Passeio de Vespas

Todos os amantes e simpatizantes das Vespas, estão convidados pelos "Vespas da Louzan" para comparecerem no próximo dia 29 de Abril, na bonita Vila da Lousã para um passeio convívio, que irá percorrer alguns dos locais mais bonitos do Concelho. Trata já de fazer a tua inscrição!
Inscrições:
18,50€ até 23 de Abril
20,00€ após 23 de Abril
incluí almoço no Restaurante "O BURGO"
enviar inscrição (nome, contacto) e o comprovativo de pagamento para: vespasdalouzan@sapo.pt
NIB: 0010 0000 7552171000136
Informações:
Carlos (914614045)
Augusto (914055910)
Mico (933817107)
Concentração:
das 8:30 às 9:30h no estacionamento do Hotel Meliá Palácio da Lousã.
.

Sunday, March 25, 2012

Senhor dos Passos pecorre Miranda do Corvo


É a manifestação religiosa mais importante do concelho de Miranda do Corvo e de tradição muito antiga. A procissão sai da Capela da Senhora da Boa Morte, percorre as ruas da vila em sete "passos" de quadros de paixão, e termina no Calvário com o Sermão da crucificação e descida da Cruz. Esta representação da Paixão de Cristo é uma manifestação de grande intensidade religiosa que proporciona aos crentes meditar nos fundamentos da sua Fé e compreender a mensagem de Jesus. As condições naturais da vila de Miranda proporcionam um óptimo cenário para esta representação que atrai um grande número de pessoas.

Thursday, March 22, 2012

Histórias do primeiro dia


Histórias do Primeiro Dia é uma comédia musical para a infância, interpretada por dois actores músicos.
Trata-se da 7ª produção da companhia, estreada em Dezembro de 2000.
A peça, da autoria de David Cruz, resulta da adaptação livre de dois contos do poeta inglês Ted Hughes.
Durante o espectáculo, dois actores/músicos revelam como vieram parar ao mundo duas estranhas criaturas: a Baleia e a Tartaruga.
Os contos de Ted Hughes seduziram-nos pela sua singularidade: baleias que nascem na horta de Deus disfarçadas de feijão; tartarugas “sem pele” que correm mais depressa que um relâmpago, são alguns dos enredos fantásticos e simbólicos com que o autor nos brinda nas suas obras para a infância.
A música tocada ao vivo, a manipulação de bonecos, a interacção com o público constituem elementos dinâmicos e lúdicos que conferem ao espectáculo um ritmo extremamente empolgante, com muitas surpresas para o espectador.

Sinopse:
A Introdução deste espectáculo conta-nos como eram as coisas no início do mundo e como surgiram as primeiras criaturas. De seguida, os actores contam e interpretam a História daTaruga, uma “corredora genial” que após várias peripécias ganha uma carapaça e o nome de Tartaruga. Segue-se a História do Feijão-Baleia, um ser meio animal meio vegetal, que aparece no quintal de Deus não se sabe vindo de onde e começa a crescer enormemente. Com a ajuda de quatro crianças, que interpretam o papel de “quatro valentes criaturas”, Deus exila o estranho ser no mar e baptiza-o com o nome de Baleia.

 

Blogger news

Blogroll

About