Home » Archives for April 2013
Monday, April 29, 2013
Saturday, April 27, 2013
Campeonato Nacional de Katas
Sábado, 27 de abril - Pavilhão Municipal de Miranda do Corvo
A Federação Portuguesa de Judo organiza no dia 27 de abril, no Pavilhão Municipal de Miranda do Corvo, o Campeonato Nacional de Katas, de acordo com o seguinte
Programa
| ||||||||||
|
Capital da Chanfana 2013
De 25 de abril a 5 de maio, a Câmara Municipal de Miranda do Corvo, em colaboração com 23 restaurantes do Concelho, vai mais uma vez realizar o evento “Miranda Capital da Chanfana”.
Neste período que inclui os feriados do Dia da Liberdade e do Dia do Trabalhador, vários restaurantes do Concelho vão dar as mãos e em colaboração com a Câmara Municipal vão promover a gastronomia tradicional baseada na carne de cabra velha: chanfana, negalhos e sopa de casamento.
Estes restaurantes sedeados no Concelho de Miranda do Corvo estarão preparados para servir os muitos amantes da boa gastronomia que se deslocarem a Miranda.
Miranda do Corvo assumiu este desafio de promoção da cozinha tradicional com o objetivo de dinamizar o nosso património gastronómico e contribuir para a dinamização turística do Concelho.
A Chanfana cozinha-se com vinho tinto tradicionalmente cultivado na freguesia de Lamas, é assada em fornos de barro e em caçoilas fabricadas pelos oleiros do Carapinhal.
A história da chanfana encontra-se ligada ao contexto social da população do Concelho e ao Mosteiro de Semide.
A relação por demais evidente entre a confeção da carne de cabra velha – chanfana, sopa de casamento e negalhos, o barro e a olaria, nomeadamente no fabrico das caçoilas e os típicos fornos, também eles de barro, aquecidos a lenha utilizados tanto na confeção gastronómica como na cozedura do barro, e a existência das vinhas de Lamas produtoras de excelente vinho tinto, demonstram a histórica influência direta da conjuntura económica e social dos tempos e os recursos naturais do espaço físico de Miranda do Corvo.
A sopa de casamento é um prato com base em couve e pão enriquecido com o molho da chanfana.
Os negalhos são confecionados com as tripas e o estomago (bucho) de cabra assadas em vinho tinto.
Se a maioria associa a receita da chanfana às freiras do Convento de Semide é certo que existe uma lenda que remete a origem deste prato para a época das invasões francesas. Para evitar que os soldados lhes roubassem os rebanhos, as freiras matavam e cozinhavam os animais. Diz-se, ainda, que durante as invasões a população envenenou as águas para aniquilar o exército francês e, como era necessário cozinhar a carne, utilizavam o vinho.
O que é certo é que em Miranda, talvez devido às dificuldades de outros tempos, se criou uma rica gastronomia em que se aproveita integralmente a cabra velha, que depois de ter gerado os cabritos no seu ciclo de vida, termina bem assada em bom vinho tinto, as tripas confecionadas em apetitosos negalhos, e os restos da caçoila (carne e o molho) a temperarem a saborosa sopa de casamento.
Os apaixonados da boa e tradicional gastronomia terão a certeza de comer em Miranda alguns dos pratos mais típicos da cozinha portuguesa e de serem servidos com grande simpatia, em ambientes simples, de gente de bem.
Este projeto contribui também para a dinamização do comércio tradicional e para a valorização dos recursos endógenos, fomentando a economia local na perspetiva de que os restaurantes receberão mais pessoas, dinamizando também a parte agrícola que terá que produzir mais produtos.
De resto, sendo certa a qualidade da gastronomia, será difícil que se coma em Miranda do Corvo e não se tenha o desejo de regressar e repetir a experiência.
Não se esgotando os motivos da vinda ao Concelho na gastronomia, a Câmara Municipal desafia os visitantes a conhecer o Parque Biológico da Serra da Lousã, onde se encontra a maior coleção de fauna autóctone em semicativeiro de Portugal, a visitar a aldeia de xisto do Gondramaz, considerada uma das mais belas da Rede de Aldeias de Xisto, a percorrer as ruas da zona histórica de Miranda do Corvo, visitar o Mosteiro de Semide ou meditar nos santuários do Senhor da Serra e da Senhora da Piedade de Tábuas.
Também no dia 28 de abril realiza-se um espetáculo com o grupo musical Sons do Zêzere, da Pampilhosa da Serra, pelas 16 horas, na Praça José Falcão. Em maio, no dia 1, dia do trabalhador, realiza-se um espetáculo com o grupo Cordas Castiças, de Ceira.
No dia 4 de maio o Clube Náutico de Miranda do Corvo organiza, na Piscina Municipal, o torneio de cadetes, “Rota da Chanfana”, a partir das 16 horas.
A terminar a iniciativa, no dia 5 de maio, realiza-se a habitual Feira das Velharias, na Praça José Falcão, entre as 9h00 e as 18h00. Pelas 16h00, realiza-se uma atuação do Rancho Típico de Semide, também na Praça José Falcão.
Restaurantes aderentes:
A Parreirinha | Araújo | Churrasqueira Cheiro Guloso | Churrasqueira Paraíso do Frango | Colher de Pau | Fika Keto | Grelhador | Museu da Chanfana | O Careca | O Carpinteiro | O Espanhol | O Ferrador | O Pedroso | O Professor | Pátio do Xisto | Pentágono | Retiro do Mendes | Rufino | S. Miguel | Teia | Telheiro Rest | Varandas do Ceira | Zé Padeiro
Friday, April 19, 2013
Mercado do Queijo e dos Romanos
PROGRAMA
20 de Abril
21h30 – Espaço-Museu da Villa romana do Rabaçal (Inverno Cultural)
Grupo de Fado Aeminium e Orquestra Bandolim Condeixa
21 de Abril
Estação-Arqueológica da Villa Romana do Rabaçal
09h30 – Abertura do certame
Mercado do Queijo Rabaçal, Vinho Terras de Sicó, Azeite Sicó, Mel, Nozes e Artesanato
Mercado de Agricultura Tradicional e Familiar
OFICINAS INFANTIS de Fabrico do Queijo e do Pão
Atelier de Mosaico e Pintura ao Ar Livre
Visitas guiadas ao Museu e Estação Arqueológica
Show Cooking
10h30 – II Jornadas de Laticínios, Junta de Freguesia do Rabaçal
11h00 – Receção às entidades oficiais
11h30 – Recriação histórica (chegada do Patrício Romano escoltado por Decúria)
12h30 – Desfile etnográfico
15h00 – Recriação histórica (cenas do Quotidiano Romano)
16h00 – XIII FESTIVAL DE FOLCLORE
Rancho de Loreto (Guimarães)
Rancho Folclórico “Os Unidos“ (Mortágua)
Rancho Folclórico de S. Sebastião (Loulé)
Rancho Folclórico CSP Rabaçal
19h00 – Encerramento do certame
20 de Abril
21h30 – Espaço-Museu da Villa romana do Rabaçal (Inverno Cultural)
Grupo de Fado Aeminium e Orquestra Bandolim Condeixa
21 de Abril
Estação-Arqueológica da Villa Romana do Rabaçal
09h30 – Abertura do certame
Mercado do Queijo Rabaçal, Vinho Terras de Sicó, Azeite Sicó, Mel, Nozes e Artesanato
Mercado de Agricultura Tradicional e Familiar
OFICINAS INFANTIS de Fabrico do Queijo e do Pão
Atelier de Mosaico e Pintura ao Ar Livre
Visitas guiadas ao Museu e Estação Arqueológica
Show Cooking
10h30 – II Jornadas de Laticínios, Junta de Freguesia do Rabaçal
11h00 – Receção às entidades oficiais
11h30 – Recriação histórica (chegada do Patrício Romano escoltado por Decúria)
12h30 – Desfile etnográfico
15h00 – Recriação histórica (cenas do Quotidiano Romano)
16h00 – XIII FESTIVAL DE FOLCLORE
Rancho de Loreto (Guimarães)
Rancho Folclórico “Os Unidos“ (Mortágua)
Rancho Folclórico de S. Sebastião (Loulé)
Rancho Folclórico CSP Rabaçal
19h00 – Encerramento do certame
Saturday, April 13, 2013
As martirizadas voltam à estrada
20 e 21 de Abril de 2013 todos os Caminhos vão dar á Capital do Motomartirizadismo... Chãs de Semide... Miranda do Corvo espera por ti... conto ctg...
Mais pormenores em:
Wednesday, April 10, 2013
Os Verdes visitam o Ramal da Lousã
"Visita partidária, convite
Sexta, dia 12 as 14h, a delegação parlamentar do Partido os Verdes virá visitar o Ramal da Lousã.
A visita terá início junto á Estação da CP de Miranda, em frente ao cinema.
Convidamos todas as pessoas a participar.
Na segunda apos contactos com membros do Movimento Cívico e autarquias será definido ( e depois divulgado) o programa definitivo, que poderá incluir visitas nos concelhos de Lousa e Coimbra, se as pessoas mostrarem interesse.
Convidamos todos os interessados a acompanharem a visita.
È fundamental alertar a classe politica, toda, do governo e oposição, da direita e da esquerda, que é fundamental fazer avançar o projecto Ramal da Lousã/Metro Mondego.
Neste período de crise financeira é fundamental sensibilizar a classe politica (toda) para que o Estado garanta financiamento junto da União Europeia para a concretização do projecto."
Jaime Ramos, Movimento Cívico de Lousã e Miranda do Corvo
Monday, April 8, 2013
Sunday, April 7, 2013
Grafite e Pixels
Inaugurada no passado sábado, dia 6 de Abril pelas 17h00, na Biblioteca Municipal Miguel Torga, a exposição "Grafite e pixels" da autoria de Pedro Morais reúne desenhos a grafite sobre papel pintados no computador.
São desenhos de encomenda realizados entre 2009 e 2012 para crianças e adolescentes entre os 6 e os 15 anos. Também estarão expostos alguns estudos e desenhos originais.
Pedro Morais nasceu em Moçambique em 1962.
Desde 1981 tem publicado regularmente banda desenhada e ilustração e colaborado com diversas editoras, jornais e revistas.
Em 1982 participou num curso de ilustração infantil organizado por Maria Keil, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Em 1988 foi o responsável gráfico e ilustrador do suplemento quinzenal Das Artes e das Letras (O Primeiro de Janeiro).
Professor nos departamentos de Desenho e Design do ar.co (Centro de Arte e Comunicação Visual) nos anos letivos de 1996-97 e 1997-98.
Responsável gráfico e ilustrador do Programa Internet na Escola de 1997 a 2003.
Autor das ilustrações das coleções "Os Super 4" (Bertrand, 1995) e das "Aventuras de Miguel e Ricardo" (Ambar, 1998-2009).
Com Luís Almeida Martins criou a banda desenhada “Júnior, Joana & Gão” (Visão Júnior, 2004-2008).
Autor das ilustrações para as capas da coleção "7 Irmãos" (Oficina do Livro, 2009-2013) e de ilustrações para os manuais escolares "Diálogos 8" e "Diálogos 9" (Porto Editora, 2012-2013).
Tem mostrado regularmente o seu trabalho em exposições coletivas e individuais em Portugal e no estrangeiro. Destacam-se "Histórias da Cidade Canyon" na Livraria Barata (1990) e "A mala" na Bedeteca (2007).
A exposição estará patente até ao próximo dia 30 de Abril de 2013.
Tuesday, April 2, 2013
Estrada Fora - Uma Década de Viagens
De 6 de Abril a 31 de Maio
Exposição de fotografia de José Luís Santos
«Estrada fora - uma década de viagens»
Inauguração: 6 de abril - 15h - Conferência com Nuno Lobito «Para viajar basta existir»
Local: Átrio da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro
Organização: C. M. Lousã e Cooperativa Trevim
Estratégia Empresarial em Tempos Difíceis
A Câmara Municipal de Miranda do Corvo, através do seu Gabinete de Apoio à Inovação Competitividade e Empreendedorismo (GAICE), irá promover uma conferencia sobre “Estratégia Empresarial em Tempos Difíceis”, que terá lugar no dia 3 de Abril, no Auditório da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, pela 17h30.
A conferência contará com a presença, como orador, do Professor Doutor Fernando Carvalho, Professor Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Especialista em Estratégia Empresarial e actual Coordenador do Projecto Especial de Planeamento Estratégico da Universidade de Coimbra.
Sendo este um tema bastante actual, tanto pelas condicionantes económicas e financeiras, ou até pela ausência de uma estratégia de médio/longo prazo com que muitas empresas se defrontam, esta conferência terá como principal objectivo alertar para os sintomas do declínio organizacional e os sinais de alerta que deverão levar uma empresa a implementar uma estratégia de mudança.
Destinada a todos os empresários e interessados no tema, que queiram fazer crescer as suas empresas ou a suas ideias, esta conferência, insere-se na estratégia definida pelo Município de Miranda do Corvo, que dá prioridade ao Crescimento Económico, à Inovação, à Competitividade e ao Empreendedorismo, representando uma aposta forte nas pessoas e no seu capital empreendedor.
Subscribe to:
Posts (Atom)